Associação  
Filie-se
Conteúdo
Contato
Promoções
Parceiros
Venda sua Van
Home

           Regulamentação Inspeção de Emissão de Fumaça         

 -CONTROLAR-

Emissão de fumaça diesel – Legislação
Resolução 16/95 do Conselho Nacional do Meio Ambiente -CONAMA
  • Os limites máximos de opacidade são os valores certificados apresentados na etiqueta afixada na coluna da porta dianteira direita dos veículos, válidos para a realização de medições em locais com altitudes até 350m
  • Além da etiqueta os manuais do proprietário e de serviço dos veículos abrangidos pela resolução devem apresentar:
  • Limite máximo de opacidade válido para medições em altitudes de até 350 m;
  • O valor corrigido para altitudes superiores a 350 m ou seu respectivo fator de correção;
  • Valores das velocidades angulares (rpm) de marcha lenta e de máxima livre do motor;
  • Motores naturalmente aspirados: k = 0,83 m-1 (30 HSU);
  • Motores turboalimentados: k = 1,19 m-1 (40 HSU) - k = coeficiente de absorção de luz (m-1);
  • Aplicar fator de correção para altitudes acima de 350m;
  • k = 0,83 x 1,5 Þ k aspirados = 1,25 m-1;
  • k = 1,19 x 1,35 Þ k turboalimentados = 1,61 m-1;
  • Para veículos com ano/modelo fabricação a partir de 1996 = Fase III CONAMA nº. 8 (EURO I).
Resolução 251/99 de 07/01/99 do Conselho Nacional do Meio Ambiente -CONAMA
  • Estabelece os critérios, procedimentos e limites máximos de opacidade da emissão de escapamento, para avaliação do estado de manutenção dos veículos automotores do ciclo Diesel, a serem utilizados em programa de Inspeção e Manutenção I/M
  • Válido para veículos anteriores à vigência da Resolução CONAMA nº. 16/95
  • Limites máximos de opacidade em Aceleração livre:
     
     LDA = dispositivo de controle da Bomba injetora de combustível para adequação do seu débito à pressão do turboalimentador.
  • Ensaios: Norma ABNT NBR 13.037 - Gás de escapamento emitido por motor Diesel em aceleração livre;
  • Câmara de medição de 430 mm de comprimento efetivo da trajetória da luz através do gás;
  • Tempo de resposta físico de no máximo 0,4s;
  • Tempo de resposta total de 0,9 a 1,1s.
 
Emissão de fumaça diesel – Normas
ABNT NBR 13.037 - Gás de escapamento emitido por motor Diesel em aceleração livre.
Aceleração livre:
     Regime de aceleração a que o motor é submetido com o débito máximo de combustível, sendo a potência desenvolvida somente absorvida pela inércia dos componentes mecânicos do motor, embreagem e árvore-piloto da caixa de mudanças, estando o veículo estacionado
  • O veículo deve estar em condições estabilizadas e normais de operação;
  • Procedimento de ensaio:
  • Com o motor em marcha lenta, o acelerador deve ser acionado rapidamente até o final de seu curso, de modo a se obter a situação de débito máximo no sistema de injeção de combustível;
  • Manter esta posição do acelerador até que o motor atinja a velocidade angular máxima estabelecida pelo regulador de rotações;
  • Aliviar o acelerador e aguardar que o motor se estabilize na velocidade angular de marcha lenta e que o opacímetro retorne ao valor original nessa mesma condição;
  • Repetir as seqüências descritas acima dez vezes, tomando como medida o máximo da opacidade apresentada em cada uma das dez seqüências;
  • Avaliação dos resultados:
  • Desprezar as três primeiras medições/acelerações;
  • Os valores obtidos nas sete últimas medições:
  • Em quatro medições consecutivas;
  • A diferença entre o valor máximo e o valor mínimo não for maior que 0,25 m-1;
  • Não estiverem em ordem decrescente;
  • O resultado é a média aritmética dos quatro valores consecutivos, selecionados.
 
Normas - Opacímetro
ABNT NBR 12.897 - Emprego do opacímetro para medição do teor de fuligem de motor Diesel
Opacímetro:
     Equipamento montado no escapamento do veículo ou no banco de provas, para a medição da fumaça de gás de escapamento através da absorção de luz:
  • Lâmpada incandescente com uma temperatura de cor na faixa de 2800 a 3250 K;
  • Célula fotoelétrica com uma curva de resposta espectral similar à curva fotóptica do olho humano;
  • Câmara de fumaça na qual é realizada a intercepção do facho de luz, enviado da fonte de luz para o receptor, pelo fluxo de gás de escapamento.
Vantagens da utilização do opacímetro:
  • Operação por uma única pessoa;
  • Fácil e rápida verificação;
  • Evita falhas de avaliação ou subjetividade na troca de operador;
  • Verificação da manutenção da frota:
  • Antes e depois de manutenção;
  • Subsídio para manutenção preventiva:
  • Aumento dos intervalos de manutenção;
  • Evita desmontagem desnecessária;
  • Redução do número de multas;